Muitas pessoas sofrem ou já sofreram com as dolorosas feridas de afta na parte interna da boca. Atualmente não existe uma causa específica para o aparecimento das aftas, contudo, acredita-se que a baixa imunidade e a acidez excessiva na boca contribuem para o seu aparecimento.
Comumente elas aparecem na parte interna da boca, principalmente, nas bochechas, na gengiva, na língua ou abaixo dela e se desenvolvem a partir de pequenas lesões já existentes. O inchaço e a dor aparecem devido a uma reação inflamatória exagerada, que ocorre quando as células de defesa migram até o local na tentativa de sarar a ferida.
AFTA MINOR x AFTA MAJOR
A afta minor corresponde à 80% dos casos, normalmente aparece em áreas moles da mucosa oral, possui cerca de 2 a 8 mm e dura até 15 dias, não deixa lesões aparentes. Já a afta major possui tamanho superior a 10mm e costumam aparecer nos lábios, na língua, na faringe e na zona interna das bochechas. São mais profundas e costumam durar até 6 semanas deixando, com frequência, pequenas cicatrizes.
Geralmente as aftas não oferecem riscos à saúde, mas podem ser muito dolorosas, por isso, trata-la de maneira rápida e eficaz é alivio e tanto para quem sofre do problema. O uso de pomadas analgésicas e anti-inflamatórias podem agilizar a cicatrização da ferida, contudo devem ser utilizadas conforme orientação médica.
Não utilize o bicarbonato de sódio, pois além de ser um método ineficaz, pode evoluir a ferida para uma queimadura.
Referências:
SAÚDE. Saiba como se formam as aftas e o que fazer para acabar com elas.Disponível em: <https://saude.abril.com.br/bem-estar/saiba-como-se-formam-as-aftas-e-o-que-fazer-para-acabar-com-elas/> Acesso em: 08 fev. 2018.