• Conheça nossas redes sociais:

Notícias

Mentiras e verdades sobre os tipos de vírus influenza que estão circulando no Brasil

Publicado em: 13/05/2018
Mentiras e verdades sobre os tipos de vírus influenza que estão circulando no Brasil

Fonte: Informe Epidemiológico Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde - Influenza: Monitoramento até a Semana Epidemiológica 13 de 2018 (levantamento de janeiro a março 2018)

 

Com a chegada do outono surge também a preocupação com as doenças respiratórias, principalmente a gripe. Estima-se que a gripe acometa de 5 a 15% da população, provocando de 3 a 5 milhões de casos graves e de 250 mil a 500 mil mortes todos os anos. É um período que exige cuidado, principalmente com a vacinação. É importante que as pessoas procurem atualizar a vacina da gripe, pois é a forma mais segura de prevenção.

Entretanto, alguns boatos sobre os tipos de vírus Influenza que estão circulando no Brasil, principalmente nas redes sociais e WhatsApp, alertando a população para situações que não são verdadeiras. A Dra. Marilene Lucinda, médica coordenadora do setor de vacinas do Hermes Pardini, a partir do Informe Epidemiológico Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde, esclarece esses boatos.

 
ESTÁ CIRCULANDO UM NOVO VÍRUS H2N3 NO BRASIL - MENTIRA

Verdade - Não temos vírus H2N3 circulando no Brasil e no mundo. Os vírus Influenza que estão circulando este ano são: Influenza A(H1N1), A(H3N2) e Influenzas B. Em todas as regiões do Brasil estão circulando estes três tipos, com variações de predominância de cada tipo por região.  Nas regiões Sul e Sudeste estão circulando principalmente os Influenzas B e A(H3N2). Nas regiões Nordeste e Centro-Oeste destaca-se a circulação do vírus Influenza A(H1N1).

 

ESTAMOS TENDO EPIDEMIA DE GRIPE E A OMS ESTÁ ESCONDENDO OS DADOS - MENTIRA
 

Verdade  - No Brasil, a Secretaria de Vigilância em Saúde publica, semanalmente, os dados sobre a situação epidemiológica no país. Os dados são públicos. Anualmente, no Brasil, ocorre uma epidemia de gripe sazonal, geralmente entre abril e outubro. O número de casos reportados até o momento está dentro do que é esperado para esta época do ano.

 

O VÍRUS QUE CIRCULOU ESTE ANO NOS EUA CHEGOU AO BRASIL  - MENTIRA

Verdade - Desde o início do inverno nos Estados Unidos, em novembro de 2017, circularam o influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Mesmos vírus que circularam no Brasil nos últimos anos e os mesmo que estamos acompanhando este ano.

 

A VACINA USADA NOS EUA ESTE ANO NÃO FOI EFICAZ - MENTIRA

Verdade - A vacina contra a gripe reduziu o risco em se adquirir a gripe em torno de 36% na população americana nesta temporada. A predominância do vírus Influenza A (H3N2), chamou a atenção, todavia, não há informação oficial de que esse vírus tenha sofrido mutação. Múltiplos fatores podem estar contribuindo em relação à eficácia da vacina. As respostas imunes à vacinação diferem de acordo com a idade, infecção prévia ou história de vacinação e podem afetar a proteção da vacina.

 

SERÁ PRODUZIDA UMA NOVA VACINA PARA O BRASIL ESTE ANO. A ANVISA AINDA NÃO LIBEROU AS VACINAS DE GRIPE DESTE ANO NO BRASIL - MENTIRA

Verdade - As vacinas Gripe Brasil 2018 foram liberadas pela ANVISA em março/2018. Os fabricantes estão distribuindo para as clínicas particulares de vacinas desde esta data.  A OMS analisa os dados da circulação dos vírus no hemisfério Sul no ano de 2017 e recomenda as cepas a serem incluídas na produção de vacinas de Gripe, para este hemisfério. Os dados são passados para as companhias fabricantes de vacinas, com 6 meses de antecedência.  Não teremos outro tipo de vacina para chegar ao Brasil.

 

ESTE ANO A VACINA NÃO VAI PROTEGER NADA - MENTIRA

Verdade - A imunização previne a gripe em até 90% dos indivíduos.

A vacinação anual contra influenza continua a ser a medida mais importante para prevenir a gripe e suas complicações. Embora, em alguns casos, a vacinação contra a gripe não possa impedir um indivíduo de desenvolver a doença, pode reduzir a gravidade e/ou a duração da doença e prevenir complicações graves, além de proporcionar impacto indireto na diminuição do absenteísmo no trabalho, nas escolas, nos gastos com o sistema de saúde e, sobretudo, evitar complicações secundárias e mortes.

 

A GRIPE PELO H3N2 É MAIS GRAVE - MENTIRA

Verdade - Os quadros clínicos são os mesmos. Entretanto, a infecção grave, com necessidade de internação ou com complicações fatais, é significantemente maior nas infecções causadas pela Influenza A (H1N1) em populações não vacinadas ou que não tiveram contato com o vírus anteriormente. Atualmente, devido ao aumento da circulação do vírus da Influenza H3N2, vêm-se observando casos graves sobretudo em idosos e crianças.

 

A VACINA ESTE ANO NÃO MUDOU NADA NO BRASIL - MENTIRA

Verdade - Existem variantes (subtipos) das cepas de Influenza A e Influenza B, que são classificadas por nomes de cidades. A descrição das cepas está na bula das vacinas. 

 

A OMS determina quais será a composição de cada hemisfério. Em relação ao ano de 2017 tiveram duas alterações na vacina trivalente e uma alteração na tetravalente. As diferenças foram no subtipo Singapore A(H3N2) e subtipo Phuket do Influenza B. Na tetravalente a variação foi no subtipo Singapore A(H3N2)

Vacina trivalente do ano 2018
- Influenza A(H1N1)- Subtipo Michigan
- Influenza A(H3N2)- Subtipo Singapore
- Influenza B-Subtipo Phuket

Vacina tetravalente do ano 2018
- Influenza A(H1N1)- Subtipo Michigan
- Influenza A(H3N2)- Subtipo Singapore
- Influenza B- Subtipo Brisbane
- Influenza B-Subtipo Phuket

Fonte: www3.hermespardini.com.br