• Conheça nossas redes sociais:

Notícias

Mulheres que inspiram #1 - Zilda Arns

Publicado em: 08/03/2021
Mulheres que inspiram #1 - Zilda Arns

Durante este mês, recordaremos em nossas redes sociais, exemplos de mulheres que nos inspiram na lura por um mundo mais justo e solidário...
Começamos com a Dra. Zilda Arns..
Nascida no interior do Paraná, Zilda Arns é um exemplo de amor e dedicação ao próximo. Formada em Medicina, Zilda era pediatra, sanitarista e foi uma das criadoras da Pastoral da Criança. O projeto – uma parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – nasceu em 1983 com o objetivo de promover o desenvolvimento integral de crianças entre 0 e 6 anos de idade em seu ambiente familiar e em sua comunidade. Até hoje, a Pastoral já atendeu, cuidou e promoveu a saúde de milhões de crianças no Brasil e se expandiu para países da América Latina, da África e da Ásia.
Além da Pastoral da Criança, Zilda Arns também criou a Pastoral da Pessoa Idosa, promovendo assistência e acompanhamento para pessoas com mais de 65 anos em mais de 500 municípios brasileiros.
Zilda faleceu em 2010. Ela foi uma das milhares de vítimas fatais do terremoto que destruiu o Haiti. Na ocasião, Zilda estava no país em Missão Humanitária para introduzir a Pastoral da Criança. Ela ministrava uma palestra para médicos cubanos em uma igreja quando o terremoto derrubou a edificação. Zilda morreu na hora, mas a sua história continua viva.
Seu legado foi tão importante que em 2011 ela foi indicada postumamente ao Prêmio Nobel da Paz e em 2012 foi eleita a 17ª maior brasileira de todos os tempos.