• Conheça nossas redes sociais:

Notícias

Dicas de saúde: Conheça as 3 alergias mais comuns no inverno

Publicado em: 04/07/2022
Dicas de saúde: Conheça as 3 alergias mais comuns no inverno

A chegada do inverno não é muito celebrada para quem sofre com as alergias. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 30% e 40% da população mundial sofre com um ou mais tipos de alergia. Os meses frios despertam ou pioram algumas dessas doenças.

Continue a leitura e saiba quais são as três alergias mais afetadas pelo inverno.

1. Asma e a rinite alérgica

Ambas ocupam o primeiro lugar de mãos dadas. São duas das principais doenças respiratórias crônicas do mundo. Estima-se que 78% das pessoas asmáticas apresentam rinite alérgica. No inverno, quedas de umidade e trocas de temperatura são frequentes e bruscas, o que desperta sintomas alérgicos. Por isso, os atendimentos nos hospitais ficam lotados já nos primeiros dias frios.

2. Urticária

Em segundo lugar, está a urticária ao frio. Apesar de associarmos o inverno a doenças respiratórias, algumas alergias de pele podem ser desencadeadas apenas por temperaturas baixas. A urticária ao frio também é popularmente chamada de “alergia ao inverno”. Essa reação alérgica envolve erupções avermelhadas na pele, muita coceira e, às vezes, até inchaço corporal. A urticária também pode surgir do contato com objetos e líquidos gelados. Os sintomas geralmente podem ser evitados com bons agasalhos e regulação da temperatura em casa.

3. Bronquite

Por último, os surtos de bronquite alérgica são muito comuns no inverno. Essa doença é caracterizada pela inflamação nas vias aéreas que levam o ar até os pulmões. A bronquite alérgica é extremamente sensível ao frio, capaz de danificar a camada de proteção mais externa das vias respiratórias e comprometer o sistema imunológico. O pulmão pode ficar vulnerável e, dependendo do grau de alergia, desenvolver outras doenças mais graves, como pneumonia.

E como se prevenir ou evitar os sintomas?

A prevenção é sempre o melhor remédio. Cada caso exige cuidados individuais e, por isso, procurar um profissional é muito importante. Após a avaliação e o diagnóstico do paciente, o médico poderá oferecer a melhor opção de tratamento. Ainda assim, alguns cuidados generalizados podem ajudar.

A temperatura não é a única causa dessas alergias. Justamente para evitar o frio, muitas pessoas permanecem restritas ao mesmo ambiente, com todas as janelas fechadas, aumentando a umidade e reduzindo a entrada de luz solar. Isso pode aumentar o mofo e o bolor, que são alimentos para ácaros – um dos principais responsáveis pelas alergias! Por isso, é indicado evitar aglomerações e manter a casa arejada e limpa. Além disso, ao higienizar roupas de cama, sofás, tapetes e outros itens domésticos com maior frequência pode ajudar.

A principal dica, contudo, é a vacinação contra a gripe! Como os sintomas são muito parecidos, a imunização permite identificar o agente causador com muito mais facilidade e agilidade.

A incidência mundial de alergias cresce há mais de 50 anos, acompanhando a indústria. O aquecimento global também é um fator que vem piorando os sintomas. Não inicie um tratamento antes de buscar a opinião de um profissional.