• Conheça nossas redes sociais:

Notícias

4 coisas que você precisa saber sobre o Câncer de mama - Outubro Rosa

Publicado em: 16/10/2017
4 coisas que você precisa saber sobre o Câncer de mama - Outubro Rosa

Outubro rosa é um movimento popular cujo o objetivo é conscientizar e estimular ações em prol da luta contra o câncer de mama, que é o mais comum entre as mulheres.

Além das ações, a campanha também promove a troca de informações sobre o câncer e sobre a saúde e bem-estar da mulher. Por isso, durante todo o mês de outubro, o DB vai trazer informações acerca do tema.

1 - O que é a mama?
As mamas femininas são glândulas compostas por lobos, ductos e estroma, cuja principal função é a produção do leite materno. Fica localizada na parede anterior ao tórax (na parte superior) e está apoiada sob o músculo peitoral maior.

O câncer de mama é resultado de uma multiplicação anormal das células nos ductos ou nos lóbulos mamários, sendo a segunda opção a mais rara. Quanto antes a paciente for diagnosticada, maior será a chance de cura, uma vez que o tratamento impede que as células cancerígenas se espalhem.

O câncer de mama é o tipo que possui a maior incidência e a maior mortalidade na população feminina em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Segundo estimativas do INCA, para 2016/2017, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama.

2 - Qual a causa do câncer de mama?

Vários aspectos podem contribuir para o desenvolvimento do câncer de mama, como as condições biológicas, endócrinas, vida reprodutiva, comportamento, estilo de vida e idade. As taxas de incidência aumentam rapidamente até os 50 anos. Após essa idade, o aumento ocorre de forma mais lenta, o que reforça a participação dos hormônios femininos na etiologia da doença.

Entretanto, o câncer de mama observado em mulheres jovens apresenta características clínicas e epidemiológicas bem diferentes das observadas em mulheres mais velhas. Geralmente são mais agressivos, apresentam uma alta taxa de presença da mutação dos genes BRCA1 e BRCA2, além de superexpressarem o gene do fator de crescimento epidérmico humano receptor 2 (HER2).

A idade continua sendo um dos fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento de câncer de mama.

3 - Fatores de risco

Fatores endócrinos ou relativos à história reprodutiva: refere-se à idade da primeira menstruação (se for menor que 12 anos pode apresentar riscos), menopausa após os 55 anos, primeira gravidez após os 30 anos, não ter tido filhos, uso de anticoncepcionais orais e terapia de reposição hormonal pós-menopausa, são considerados fatores de risco pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc) da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fatores comportamentais e ambientais: esses fatores estão relacionados ao estilo de vida da pessoa. O consumo de bebida alcóolica e o ganho de peso principalmente após a menopausa devem ser observados com atenção. Há indícios de que o consumo do tabaco também contribui para o aparecimento deste tipo de câncer.

Fatores genéticos e hereditários: mulheres com histórico de câncer de mama na família possuem elevado risco de desenvolver a doença.

Idade: com o passar dos anos é normal sofrermos alterações biológicas em nosso organismo, na medida em que envelhecemos os riscos aumentam. Se você tem 50 anos ou mais a atenção deve ser redobrada, pois é nessa faixa de idade que as mulheres estão mais propensas a desenvolver a doença.

4 - O que a doença pode fazer você sentir?

O corpo envia “sinais” quando alguma anormalidade está acontecendo e é importante saber interpretá-los para que se possa procurar assistência médica a tempo de realizar o tratamento adequado.

  • inchaço em parte do seio;
  • irritação da pele ou irregularidades, deixando a pele semelhante à casca de laranja;
  • dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro);
  • vermelhidão/descamação do mamilo ou na pele da mama;
  • saída de secreção (que não leite) pelo mamilo;
  • caroço nas axilas.

O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em até 95%. Por essa razão é importante visitar anualmente seu médico, principalmente se você possui 40 anos ou mais, pois é a partir dessa idade que os riscos aumentam.

Além dos exames de rotina, você pode (e deve) realizar o autoexame das mamas todos os meses ao final do seu ciclo menstrual, veja como fazer o procedimento correto clicando na imagem.

Fonte: Diagnósticos do Brasil