• Conheça nossas redes sociais:

Notícias

Fique atento aos sintomas da Tireoide

Publicado em: 22/10/2017
Fique atento aos sintomas da Tireoide

Os sintomas provocados pelo funcionamento alterado da tireoide podem passar despercebidos agravando o problema, como por exemplo o aumento de peso sem razão aparente.

Você já deve ter ouvido falar nessa glândula em forma similar à de uma borboleta, que fica localizada no pescoço. A tireoide tem a função de regular o funcionamento de órgãos como o coração, o cérebro, o fígado e os rins, também é responsável por produzir os hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina) que atuam em todo o sistema do nosso organismo, garantindo o bom funcionamento do corpo.

Hipertireoidismo ou Hipotireoidismo?
Enquanto o hipertireoidismo ocorre quando a glândula da tireoide produz hormônios em excesso, ou seja, ela é hiperativa, o contrário ocorre em casos de hipotireoidismo, onde os hormônios produzidos são insuficientes para as necessidades do organismo.

Pessoas com hipertireoidismo geralmente apresentam sintomas como:

Agitação;
Dificuldade de concentração;
Nervosismo;
Aumento de apetite;
Insônia;
Batimentos cardíacos acelerados.

Já as pessoas com hipotireoidismo geralmente apresentam os sintomas abaixo:

Unhas frágeis e quebradiças;
Mudança de personalidade, depressão;
Fraqueza e cansaço;
Batimentos cardíacos mais lentos;
Ganho de peso;
Perda de memória;
Queda de cabelo.

Causas
As alterações funcionais na glândula da tireoide são desencadeadas principalmente por:

Ingestão excessiva ou deficiência de iodo;
Doenças autoimunes;
Inflamação da tireoide causada por infecções virais;
Superdosagem de hormônio da tireoide;
Tumores nos testículos ou ovários;
 

Diagnóstico
O diagnóstico preciso é realizado através da dosagem dos hormônios em exames de sangue, por isso é aconselhável jejum de 4 horas antes do teste. Um dos exames mais utilizados para detecção da doença é o T4 – Tiroxina Livre e TSH.

Os níveis dos hormônios T3 total, T4 total, T4 livre e T3 livre comprovam o diagnóstico clínico da doença. Mais de 99% de T4 e T3 circulam na corrente sanguínea ligados a proteínas de transporte, enquanto menos de 1% permanece livre; na maioria dos casos, esta quantidade de hormônio não ligado ou livre é indício do estado de funcionalidade tiroidiana.

O T4 e o T3 livres regulam o crescimento normal e o desenvolvimento do organismo, mantendo a temperatura corpórea. Níveis decisivamente elevados de T3 total, T4 total, T4 livre e T3 livre comprovam o diagnóstico clínico de hipertireoidismo, enquanto níveis diminuídos, juntamente com achados clínicos adequados, podem confirmar um diagnóstico de hipotireoidismo.

Outros exames que podem ser realizados para identificar a doença são:

TSH;
T3 e T4;
Tireoglobulina;
Anti-Tireoperoxidade;
Anti-Tireoglobina;
Exames complementares de imagem.