• Conheça nossas redes sociais:

Notícias

Sopa é opção nutritiva e digestiva. Conheça mais benefícios do prato

Publicado em: 09/11/2017
Sopa é opção nutritiva e digestiva. Conheça mais benefícios do prato

Esfria um pouquinho e o cardápio se enche de sopinhas. E, segundo a nutricionista holística Bela Gil, esta é uma ótima notícia para o organismo.

"Sopa é um alimento leve e poderoso. Ajuda quem quer perder peso, forra o estômago e é saborosa", lista a também chef.

Apesar de ser vista por muitos como um alimento exclusivo da dieta, e, por isso, um prato sem graça e sem sabor, a sopa é rica em nutrientes e pode ser mais saborosa do que muita comida mais consistente. E mais "gordinha", também!

"As sopas, normalmente, estão relacionadas ao tema dieta. Porém, quando vemos os tipos de sopas que existem e que as pessoas adoram, estas, muitas vezes, são ricas em gorduras, tirando toda a leveza da sopa. E se vier acompanhada de um pão então, nem se fala", alerta a especialista.

"Sopa de abóbora leva somente abóbora, azeite, sal e cebola. Para que mais? Manteiga, leite, creme de leite e o excesso de gordura pesam no estômago, tirando a leveza do prato", argumenta. "Além do mais, sopas feitas com um único ou no máximo dois vegetais, ajudam-nos a ativar o paladar. Na sopa de abóbora devemos sentir o gosto de abóbora, na sopa de couve-flor devemos sentir o gosto da couve-flor, e por aí vai", continua Bela.

Por outro lado, para quem comeu muito na véspera, ela ajuda a recuperar o corpo do esforço de uma digestão mais complexa, afirma.

Sopa é uma das melhores maneiras de se consumir vegetais

Não é à toa que mães preparam tantas sopinhas para os pequenos. Crianças, geralmente, encrencam com pedaços de legumes e verduras no prato. Mas a mágica de transformá-los em caldinho ou "papinha" faz com que elas consumam vegetais sem confusão à mesa.

"Para crianças é bom quando ainda não conseguem mastigar um vegetal não muito cozido. É só amassar e dar. Pode até tomar a água que usou no cozimento do brócolis como um chá, é só não botar sal", ensina.

É uma das melhores maneiras de se consumir os alimentos, com todos os seus componentes. Isto porque a água utilizada para o preparo, aquela que foi usada para cozinha os ingredientes, retém os nutrientes de cada um deles. "Quando se cozinha um brócolis na água, os nutrientes ficam na água e você joga a água fora. Mas na sopa, você consome os vegetais por inteiro", explica Bela.

Por conta disso, a sopa está entre as três melhores maneiras de se consumir vegetais. "No vapor e refogado seriam as outras duas", lista a nutricionista.

Fonte: Apoio - Hermes Pardini