A síndrome do cólon irritável ou intestino irritável é um distúrbio gastrointestinal que causa dor e desconforto abdominal, como diarreia ou prisão de ventre.
Não existe uma causa específica para a doença, porém sabe-se que fatores emocionais como a ansiedade, a depressão, o estresse, o cansaço e a fadiga são os principais responsáveis pelo desenvolvimento da síndrome do cólon irritável.
A doença afeta três vezes mais mulheres do que homens e necessita de um acompanhamento médico a longo prazo, por se tratar de um quadro crônico.
Portadores da síndrome apresentam contrações anormais no intestino após as refeições, essas contrações geralmente provocam fortes dores, cólicas, gases e/ou diarreias.
Para que a pessoa seja diagnosticada com a síndrome, os sintomas listados acima devem aparecer pelo menos três vezes ao mês, por no mínimo 3 meses.
A alimentação é fundamental para a prevenção dos sintomas, por isso é recomendável que o paciente evite o consumo em excesso de:
- Alimentos gordurosos;
- Feijão;
- Lentilha;
- Bebidas alcoólicas;
- Café;
- Chocolate;
- Leite e derivados.
Com o acompanhamento de um médico é possível realizar o tratamento com medicação analgésica para aliviar a dor e o desconforto.
A síndrome do intestino pode prejudicar o desempenho no trabalho e nos círculos sociais, no entanto, com o tratamento adequado, uma alimentação saudável e a prática contínua de exercícios físicos, os sintomas podem diminuir muito, e em alguns casos, desaparecer completamente.