• Conheça nossas redes sociais:

Notícias

Com que frequência devemos ir ao consultório médico?

Publicado em: 14/05/2018
Com que frequência devemos ir ao consultório médico?

Você costuma ir ao médico com frequência ou apenas quando apresenta sintomas de alguma doença? O simples ato de ir ao consultório de um especialista pode ajudar a prevenir e, mesmo, curar certas condições.

Segundo o médico do trabalho Aier Adriano Costa, do aplicativo Docway, a grande maioria da população não tem o costume de cuidar da saúde. "As pessoas têm o hábito de se automedicar ou procurar uma solução rápida para o problema com familiares, vizinhos e até no Google. O que acontece, é que isso pode acarretar um problema sério posteriormente", comenta o especialista.

Ainda conforme o médico, check-ups são muito importantes, mas poucos são os que mantêm este hábito. Tal acompanhamento é necessário para avaliar como está o funcionamento do corpo do paciente e, em caso de enfermidades, tratá-las o mais breve possível. "Algumas doenças são insidiosas e só apresentam sintomas relevantes quando já estão em estágio avançado. O costume de consultar um médico não apenas quando se está doente faz muito bem para a saúde e para uma boa qualidade de vida", diz Aier Costa.

Mas, afinal de contas, com que frequência devemos ir ao médico? A verdade é que cada idade exige uma certa quantidade de consultas. Abaixo, o especialista esclarece essa questão, levando em conta os diferentes perfis de público:

Crianças

Após a saída do hospital, caso esteja tudo bem com o recém-nascido, a primeira visita deve acontecer até o 15º dia de vida, esclarece Aier. Passado esse período, as consultas devem ser feitas aos 2, 4, 6, 9 e 12 meses. Em pequenos, o pediatra deve ser consultado para o acompanhamento do bebê aos 15, 18, 21 e 24 meses. A partir daí, o médico alerta que é necessário verificar o peso e a estatura a cada seis meses até os 5 anos de vida e, depois, anualmente entre 6 e 18 anos. "Obviamente, se o paciente apresentar alguma doença ou quaisquer alterações ao longo do acompanhamento, essa periodicidade pode sofrer alterações" diz.

Grávidas

Elas devem procurar o médico assim que tiverem o diagnóstico de gravidez ou mesmo na suspeita, para iniciar o acompanhamento da gestação ou pré-natal. Até o sexto mês, as visitas ao obstetra devem ser mensais, orienta o especialista. Depois disso, podem ocorrer de 15 em 15 dias, de acordo com o decorrer da gestação. "Caso a gestante venha a sentir algo diferente, deve procurar imediatamente o médico", orienta.

Adultos

Devem realizar um check-up com todos os exames necessários uma vez ao ano, caso não possuam nenhum problema já diagnosticado de saúde. "Exames de audição e de visão devem ser feitos a partir dos 40 anos, ou antes, caso existam queixas pertinentes". Os diagnósticos específicos, ginecológicos e urológicos, por exemplo, como mamografias, ultrassonografias e exame de toque, devem ser realizados na periodicidade recomendada por cada especialidade e de acordo com as idades dos pacientes.

Idosos

Se estão saudáveis, podem seguir a mesma recomendação dos adultos e ir apenas uma vez por ano. Mas, se apresentam alguma doença, devem consultar o médico com a frequência determinada pelo profissional, explica Aier Costa.

Fonte: Revista Encontro

Fonte: Apoio - Hermes Pardini