• Conheça nossas redes sociais:

Notícias

Os perigos da alta ou baixa concentração de potássio no sangue

Publicado em: 11/05/2018
Os perigos da alta ou baixa concentração de potássio no sangue

Presente em diversos alimentos, o potássio é um mineral muito importante para o corpo, responsável pela transmissão dos impulsos nervosos, contração muscular e o bom funcionamento de órgãos como, por exemplo, o coração e os rins. Valores considerados normais de potássio no sangue variam de 3,5 a 5 mililitros por milímetro cúbico de sangue e tanto a sua falta como o seu excesso, podem ocasionar arritmias cardíacas e morte súbita.

Alguns sintomas como a fraqueza muscular, câimbras, constipação, e fadiga podem indicar a falta de potássio no sangue (hipocalemia). Já níveis elevados desse mineral (hipercalemia)possuem relação direta com a frequência cardíaca, afetando também o sistema nervoso e em casos mais graves, pode ocasionar paralisia ou dificuldade para mover membros do corpo.

Diversos fatores contribuem para que haja um desequilíbrio no nível de potássio no sangue e somente uma análise laboratorial é capaz medir com precisão a concentração desse mineral no organismo. Se identificada a hipocalemia ou a hipercalemia, o médico irá indicar para o paciente o tratamento mais adequado, que deverá ser seguido à risca.

Geralmente casos de hipocalemia (quando o nível de potássio é menor que 3 mEq/L) são tratados com a reposição do potássio diluído e administrado de forma lenta e gradual para que não resulte em hipercalemia.  Para os casos de hipercalemia (quando o potássio em soro é superior a 5,0 mEq/L) existem diversas metodologias, sendo assim, o tratamento é realizado de acordo com o quadro clínico de cada paciente. A orientação médica nesse processo é essencial, pois qualquer erro pode ser fatal.

O Diagnósticos do Brasil realiza a análise do nível de potássio através de soro refrigerado, disponibilizando aos seus clientes o material de coleta e se responsabilizando pelo transporte do material em condições térmicas ideais (2°C a 8°C) até a unidade processadora. O resultado é liberado e enviado direto ao sistema em apenas 1 dia útil, agilizando a entrega do laudo para o paciente do seu laboratório.

 

Referências.

MINUTO SAUDÁVEL. O que é Hipercalemia, sintomas, tratamento, causas, prevenção e mais.Disponível em: < https://goo.gl/6r5LG3 > Acesso em: 29 de jan. de 2018.

MINUTO SAUDÁVEL. O que é Hipocalemia, sintomas, tratamento, causas, prevenção e mais.Disponível em: < https://goo.gl/333FNr > Acesso em: 29 de jan. de 2018.

IBAP. Relembre a importância da análise do potássio no sangue. Disponível em: < https://goo.gl/6D9jRK> Acesso em: 29 de jan. de 2018.

Fonte: Diagnósticos do Brasil (Parceiro)