• Conheça nossas redes sociais:

Notícias

Teste de Paternidade: perguntas e respostas!

Publicado em: 22/05/2019
Teste de Paternidade: perguntas e respostas!

O que é DNA?
O DNA ou ADN é a sigla para Ácido Desoxirribonucleico. Ele está presente em todas as células nucleadas de um organismo e é responsável por todo o controle de crescimento e desenvolvimento do mesmo.

O que é o teste de paternidade por DNA?
O teste de paternidade por DNA é, atualmente, o meio mais preciso para o esclarecimento de paternidades ou maternidades duvidosas. A extrema precisão do método se baseia no fato de que o código genético (DNA) de cada indivíduo é único, não existindo outra pessoa com código idêntico (exceto no caso de gêmeos univitelinos).

Há uma idade mínima para a realização do teste de DNA?
Não. O exame pode ser realizado em indivíduos de qualquer idade, até mesmo em recém-nascidos.

Qual material biológico deve ser coletado para a realização do exame?
O material utilizado para análise é o sangue periférico com EDTA (anticoagulante).

O exame pode ser realizado quando um dos envolvidos está doente ou sob tratamento médico?
Sim. A análise de DNA no exame de paternidade não é afetada por medicamentos ou doenças.

Há necessidade de jejum para a coleta das amostras?
Não. A ingestão de alimentos não interfere na análise do material biológico.

O exame pode ser realizado sem a participação da mãe?
Sim. Para isso é necessário que a criança esteja registrada no nome do suposto pai, caso contrário há a necessidade de uma autorização para coleta do exame assinada pela mãe ou pelo responsável legal da criança.

É possível realizar o exame após a morte do suposto pai?
Sim. Neste caso, normalmente, o exame é realizado utilizando parentes biológicos próximos (irmãos, filhos ou pais do suposto pai falecido).

A coleta pode ser realizada em qualquer local do Brasil?
Sim. A coleta pode ser realizada na matriz do Laboratório Alvaro (Cascavel - PR), na filial (Foz do Iguaçu) ou em qualquer um dos mais de 1000 laboratórios conveniados em todo o Brasil.

Qual o procedimento correto para realizar o teste? Basta ligar para o Laboratório Biocenter e marcar data e horário para a coleta. No momento da coleta devem comparecer todos os envolvidos, juntos, portando documentos pessoais (carteira de identidade, certidão de nascimento ou declaração de maternidade).

Como é feita a identificação das pessoas a serem testadas?
No momento da coleta todos os examinados deverão apresentar seus documentos pessoais, assinar e colocar suas impressões digitais na ficha de autorização para a coleta. Se a coleta for realizada na matriz do Laboratório Alvaro, em Cascavel, é realizada, juntamente, uma identificação visual através de fotografia digital.

Qual a confiabilidade do exame?
O exame de DNA possui uma precisão mínima de 99,99% nos casos de inclusão de paternidade e de 100% nos casos de exclusão de paternidade.

O exame é confidencial?
Sim. O resultado do exame somente é fornecido a quem o contratou ou às pessoas autorizadas pelo contratante. No caso de exames judiciais o resultado é encaminhado diretamente ao juiz.

Fonte: Laboratório de Apoio Álvaro