• Conheça nossas redes sociais:

Notícias

#Dicas: É possível economizar água em casa e no trabalho?

Publicado em: 05/02/2021
#Dicas: É possível economizar água em casa e no trabalho?

A água é um recurso natural muito importante para a nossa sobrevivência e fundamental para a nossa saúde. Mas, para termos um consumo de água consciente, é preciso a união de toda sociedade.

No Brasil, quase 40% da água destinada à população das cidades é desperdiçada. Em casa, mudanças de hábito podem reduzir o gasto, ajudando não apenas no valor da conta, mas também o meio ambiente. Veja abaixo alguns dicas de como economizar água em casa:

Banheiro

Aproximadamente, 75% da água consumida numa casa é gasta no banheiro. Por isso, diminuir o tempo no banho é fundamental para o uso racional dos recursos hídricos. Em um banho de 15 minutos, são gastos 240 litros de água em apartamentos e 135 litros em casas, já que a pressão da rede é maior em apartamentos. Cinco minutos são suficientes, e o registro deve ser fechado na hora de lavar o cabelo e se ensaboar. A água utilizada pode ainda ser reaproveitada para lavar roupas e outras atividades da casa, com uma bacia.

Descuidos comuns, escovar os dentes, fazer a barba ou lavar o rosto com a torneira aberta custam caro: em apartamentos, 80 litros de água são desperdiçados em cinco minutos – 12 litros em casas. Portanto, feche a torneira durante a escovação. Outra dica é usar um copo de água para o enxágue. Dessa forma, são poupados 79 litros de água em apartamentos, no caso de três escovações por dia. A descarga de vasos sanitários com a caixa acoplada gasta cerca de 12 litros. Só utilize a descarga quando necessário, não jogue lixo dentro do vaso e também certifique-se de que a válvula está funcionando bem, pois o desperdício que ela gera quando quebrada pode chegar a 30 litros de água.

Cozinha

Enquanto as louças são lavadas, a torneira também deve ficar fechada. Dessa forma, em 15 minutos, só serão gastos 20 litros de água, contra 240 litros com a torneira aberta. Lavando as louças com uma bacia ou abrindo o registro somente para enxaguar, o uso da água pode se resumir a cinco minutos, economizando 160 litros. A lavadora, para auxiliar na economia, só deve ser utilizada quando estiver cheia. Máquinas com capacidade para 40 talheres e 45 utensílios gastam 40 litros.

Limpeza da casa

O ideal é que quintais e varandas não sejam lavados, apenas varridos. Em um ano, 14 mil litros de água são usados para lavar um quintal semanalmente. Assim, caso haja a necessidade de lavar a área, a água utilizada na lavagem de roupas pode ser reutilizada. Fique atento ainda à manutenção da casa, como vazamentos e goteiras, que podem desperdiçar até 46 litros de água por dia – se a água estiver fluindo, são 180 a 720 litros diários. Em um ano, uma torneira desgastada, que não fecha completamente e fica pingando, gasta o equivalente a 64 mil copos de água.

Fonte: Portal Brasil