Continuamos a apresentar, em nossas redes, exemplos de mulheres que nos inspiram na lura por um mundo mais justo e solidário...
Hoje falamos de Maria da Penha...
Maria da Penha não é apenas o nome da lei de enfrentamento à violência contra mulheres no Brasil. Maria da Penha é o nome de uma mulher brasileira forte e resiliente. Vítima de violência doméstica por 20 anos, Maria da Penha sofreu agressões e duas tentativas de homicídio – inclusive uma que a deixou paraplégica – até criar coragem para denunciar o ex-marido à polícia.
Foram anos e anos de luta para colocá-lo na cadeia, chegando inclusive a pedir ajuda de órgãos internacionais já que a justiça brasileira não colaborava para a resolução do caso.
A Lei Maria da Penha foi sancionada em 2006 e é tida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das 3 melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres. Além disso, a lei foi o primeiro passo para que a violência doméstica e o feticídio no Brasil virassem, realmente, caso de polícia e suas vítimas conseguissem resolução e justiça depois de tanto sofrimento.