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16/11 - Dia Nacional de atenção à dislexia

Publicado em: 16/11/2021
16/11 - Dia Nacional de atenção à dislexia

A dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica. Pessoas com dislexia apresentam um funcionamento peculiar do cérebro para os processamentos linguísticos relacionados à leitura. O disléxico tem dificuldade para associar o símbolo gráfico, as letras, com o som que elas representam, e organizá-los, mentalmente, numa sequência temporal.
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Sinais de alerta:
– dificuldades com a linguagem e com a escrita;
– dificuldades com a ortografia;
– lentidão na aprendizagem da leitura;
– dificuldade com a matemática, sobretudo na assimilação de símbolos e de decorar tabuada;
– dificuldades com a memória de curto prazo e com a organização;
– dificuldades em seguir indicações de caminhos e em executar seqüências de tarefas complexas;
– dificuldades para compreender textos escritos;
– dificuldades em aprender uma segunda língua;
– dificuldade de aprender rimas e canções;
– dificuldades com a linguagem falada;
– dificuldade com a percepção espacial;
– confusão entre direita e esquerda;
– desatenção e dispersão;
– dificuldade em copiar de livros e da lousa;
– dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas, etc.
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Diagnóstico:
O diagnóstico precoce e a aplicação de atividades específicas são essenciais. Além disso, quanto antes o transtorno for diagnosticado, menor será a defasagem escolar e os impactos emocionais da criança com dislexia.


Uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, fonoaudiólogo e psicopedagogo clínico deve iniciar uma minuciosa investigação. Essa mesma equipe deve ainda garantir uma maior abrangência do processo de avaliação, verificando a necessidade do parecer de outros profissionais, como neurologista, oftalmologista e outros, conforme o caso. A equipe de profissionais deve verificar todas as possibilidades antes de confirmar ou descartar o diagnóstico de dislexia.
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Tratamento:

Sendo diagnosticada a dislexia, o acompanhamento deverá ser feito de acordo com as particularidades de cada caso. Conhecendo as causas das dificuldades, o potencial e as características do indivíduo, o profissional pode utilizar a linha que achar mais conveniente. Os resultados irão aparecer de forma consistente e progressiva. Ao contrário do que muitos pensam, o disléxico sempre contorna suas dificuldades, encontrando seu caminho. Ele responde bem a situações que possam ser associadas a vivências concretas e aos múltiplos sentidos. O disléxico também tem sua própria lógica, sendo muito importante o bom entrosamento entre profissional e paciente.

Mediante seus esforços, adultos aprendem a conviver com suas dificuldades, e se tiverem feito um tratamento adequado, terão desenvolvido estratégias que compensarão estas dificuldades, facilitando-lhes a vida acadêmica.

Fonte: Ministério da Saúde - Brasil