• Conheça nossas redes sociais:

Notícias

Guia de exames para quem está planejando engravidar!

Publicado em: 07/06/2022
Guia de exames para quem está planejando engravidar!

Cuidar da sua própria saúde e da saúde do filho que ainda vai nascer é um ato de carinho de todas as mulheres que passam por essa fase especial da vida.

Se está planejando engravidar, o primeiro passo é consultar um médico, para fazer uma avaliação clínica cuidadosa e indicar os exames laboratoriais que podem complementar as informações da consulta.

Confira!

Hemograma completo: Indica, principalmente, se há alguma infecção ou anemia.

Glicemia: Mede os índices de açúcar no sangue. O risco de diabetes pode estar presente caso o nível glicêmico esteja elevado.

Testes de HIV: Identifica se há presença do vírus que provoca a AIDS. Se a mãe for devidamente tratada, as chances de o bebê se contaminar são baixas.

Teste de rubéola: Verifica se a mãe tem imunidade contra o vírus da rubéola, que pode provocar malformação nos olhos, no coração ou no cérebro do bebê, além de aumentar o risco de aborto espontâneo e de parto prematuro

Teste de sífilis ou VDRL: Identifica a presença de anticorpos da doença, que é sexualmente transmissível e pode levar à malformação do bebê ou ao aborto espontâneo.

Tireoide: Avalia o funcionamento da tireoide com a análise dos níveis de TSH, T3 e T4, pois tanto o hiper quanto o hipotireoidismo, podem trazer sérias complicações na gestação e para o bebê.

Teste de toxoplasmose: Serve para a identificação de infecção causada pelo protozoário Toxoplasma Gondii. Esse protozoário pode causar cegueira, hidrocefalia ou até a morte do bebê.

Testes para hepatite B (HBsAg) e C: Auxiliam no diagnóstico das hepatites B e C. Se a mãe receber tratamento, evita que o bebê seja contaminado com estes vírus.

Tipagem sanguínea e fator Rh: Identifica a tipagem de sangue. O fator Rh merece atenção. Caso a gestante tenha Rh negativo e o pai Rh positivo, a mulher deve fazer o exame Coombs indireto durante o pré-natal. Se o bebê nascer com fator Rh positivo, a mãe pode precisar tomar uma vacina no prazo de até 3 dias após o parto, para evitar complicações na próxima gestação. Os exames são realizados por meio da coleta de sangue.

Citomegalovírus ou CMV: Diagnostica a infecção pelo citomegalovírus, que, quando não devidamente tratada, pode causar restrição de crescimento, microcefalia, icterícia ou surdez congênita no bebê.

 

Além dos exames apresentados na lista, outros exames específicos ainda são recomendados. Ressaltamos sempre a necessidade de uma consulta médica para o esclarecimento de todos os exames de pré-natal.